Ventosaterapia


A aplicação da ventosa consiste no principio de criar um vácuo no interior da mesma, o que origina o efeito de sucção na área a ser tratada, o que induz o restabelecimento do fluxo sanguíneo local, promovendo, ainda, o relaxamento muscular.


As ventosas são utilizadas no tratamento das doenças, muitas vezes em conjunto com o massagem terapeútica - Tui Na, a acupunctura e a moxabustão.
Indicações

A aplicação desta terapia é útil em diversas patologias, mas principalmente em doenças respiratórias, doenças digestivas, ginecologia, dores musculares, reumatismo, dores articulares, paralisia facial, asma, entorse ou distensão violenta duma articulação, etc.

                                                                     Contra-indicações

Não se deve aplicar a ventosa em pacientes com insuficiência cardíaca, pacientes debilitados com edema, pacientes sem elasticidade na pele e debilitados, pacientes com doenças dermatológicas em áreas extensas do corpo e grávidas no período de gestação superior a quatro meses de gravidez.
Este método não é aconselhável em pacientes com febre elevada, convulsões, enfermidades alérgicas ou dérmicas, edema, tendência a sofrer de hemorragias.