O que é a Medicina Tradicional?

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) documentada há mais de 5000 anos é hoje conhecida e praticada em todo mundo e foi candidata a património mundial da UNESCO pelo seu contributo, ao longo de milhares de anos. É um sistema completo que possui uma teoria 220px-Hua_t08própria. Assenta no pressuposto de que, para além do corpo visível dos órgãos e dos vários sistemas, existem canais ou meridianos, por onde circula a energia vital (Qi) e que, as perturbações desta circulação são a causa dos principais desequilíbrios a que chamamos doença.
Ao contrário da medicina ocidental, a MTC analisa a pessoa como um todo e não segundo uma especialidade, identificando qual o desequilíbrio em termos energéticos, a sua natureza e localização.  O diagnóstico feito deste modo permite que o tratamento elimine não só os sintomas, mas também as suas causas. 
A MTC compreende algumas das seguintes abordagens terapêuticas: 
ACUPUNCTURA
Um dos ramos da MTC mais conhecido a Acupunctura, nasceu na China à 5000 anos. Utiliza a inserção de agulhas em pontos bem determinados, localizados nos canais ou meridianos. Graças à ausência de efeitos secundários, tem hoje uma projecção mundial, sendo mesmo recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para o tratamento de múltiplas doenças. 
MOXIBUSTÃO
A Moxibustão é outro dos métodos de tratamento da MTC. A Moxibustão aquece o ponto onde se aproxima ou se coloca a Moxa. A Moxa em forma de cone ou de charuto é composta por uma planta há muito usada na China: a Artemísia, pois liberta pouco fumo e tem um cheiro intenso, mas agradável, e atinge uma temperatura muito alta sem fazer chama, apenas brasa. 
FITOTERAPIA
Fitoterapia dedica-se ao estudo das plantas medicinais e das suas aplicações no tratamento de doenças. 
TUI-NA
A massagem terapêutica Tui Na foi muito importante nas várias dinastias da china sendo um componente importante na medicina natural chinesa e tem sido praticada e desenvolvida pelos chineses há muitos séculos para a prevenção e cura das doenças. A massagem Tui Na utiliza técnicas para estimular ou sedar os pontos dos meridianos do paciente fazendo com que haja equilíbrio do fluxo de energia pelos canais. A terapia Tui Na está a tomar parte activa em vários campos da medicina como uma terapia segura e eficaz sem riscos, contribuindo como serviço médico e reabilitação da saúde. 
VENTOSATERAPIA
images
O tempo de sua existência se perde na história, sua reaparição atual coincide com os grandes movimentos de restauração da antiga Medicina Oriental.   Não se tem ideia de quem fez uso das ventosas primeiro. Tem-se informações de seu uso desde o Egito antigo, Hipócrates as mencionou em seus escritos, era praticada pelo povo grego desde o séc. IV a. C. e também por outras civilizações antigas. Existe também registro de seu uso pelos índios americanos que cortavam a parte superior do chifre dos búfalos.   A Ventosaterapia é um método terapêutico que emprega apenas 1 técnica particular que é a pressão negativa.