Moxibustão

A técnica de Moxibustão utiliza a “Moxa”, um composto de ervas constituído principalmente por Artemisia, que se mistura com outras para optimizar o seu efeito terapêutico. A Moxibustão é considerada um método terapêutico externo. O método de moxa é usado para estimular pelo calor, funções fisiológicas do corpo. A moxa elimina o frio e a humidade dos canais e promove a função dos órgãos.
A Moxa existe sob várias formas: O cone de Moxa, Cigarro ou bastão de moxa e em ervas soltas que se preparam manualmente sob a forma de cone.
A moxa em forma de cone pode ser aplicada directamente sobre a pele, sobre uma lâmina de gengibre, sobre uma lâmina de alho, sobre sal grosso ou sobre uma camada de vaselina.
A moxa sob a forma de bastão é utilizada manualmente pelo terapeuta sobre toda a zona a tratar.
Há dois tipos de Moxa:
Cone de Moxa com dois tipos de aplicação
Directa
Consiste na aplicação directa sobre a pele e subdivide-se em:
- Moxa sem cicatriz
- Moxa com cicatriz. Esta técnica só deve ser utilizada com pleno conhecimento e consentimento do paciente.
Indirecta
Consiste na aplicação da moxa com interposição de várias substâncias.
Bastão de Moxa
A aplicação é feita por aproximação do bastão com a pele sobre a área ou ponto a tratar.
Aplicação clínica:
A moxibustão aplica-se no tratamento de doenças causadas por Vento, Frio e Humidade, bem como no tratamento de vertigens, anemia, amenorreia e lactação insuficiente. No tratamento da diarreia e da disenteria crónicas, enurese, metrorragia, prolapso anal, prolapso uterino, etc., tratamento da mastite, escrófula e furúnculos não purulentos.
Contra-Indicações e Precauções na Aplicação da Moxa
a) A aplicação da moxa deve ser feita com muito cuidado para não queimar o paciente;
b) O tamanho do cone de moxa e as quantidades, assim como a duração de aplicação do cigarro de moxa, dependem da condição patológica, da constituição geral do paciente e da sua idade, bem como do local de aplicação.
c) Conforme literatura médica ancestral, alguns pontos estão contraindicados para a aplicação de moxibustão, a maioria destes situa-se próximo de artérias e órgãos importantes.
d) Não se deve aplicar moxa nos síndromas do tipo Shi (excesso), síndromas tipo Calor e nos pacientes com febre produzida por deficiência de Yin;
e) Não é aconselhável aplicar moxa na presença de cicatrizes no rosto e na cabeça;
f) Não convém aplicar moxa nas mulheres grávidas na região abdominal e na região lombar e sacral.
g) Num pulso rápido e fino a moxa está proibida.
image