Massagem Terapêutica

O Tuina

O Tuina como terapêutica complementar à medicina convencional tem um papel reconhecido pela OMS - Organização Mundial de saúde e que recomenda aos estados a sua implementação.

Áreas de actuação clínica

O Tuina como massagem terapêutica tem como centro da sua acção o tratamento de lesões ósteo-articulares e pós-operatório.

Contribui na recuperação de lesões dos tecidos moles, luxações e semi-luxações, drena os tecidos, promove a circulação, remove estagnações, elimina edemas.

O Tuina actua sobre todos os sistemas anatómicos do corpo humano: Esquelético/Muscular, Nervoso, Endócrino, Cardiovascular, Reprodutor, Urinário, Digestivo, Respiratório, Linfático e Tegumentar.

O Tuina tem uma forte acção sobre os órgãos internos através da manipulação do tecido tegumentar/muscular, restaurando e estimulando o funcionamento dos diversos órgãos.

Tem uma forte acção cárdio-vascular, promovendo a circulação sanguínea, intensificando ou atenuando o ritmo cardíaco.

Actua ainda sobre o sistema respiratório, aliviando ou tonificando o pulmão.

Sobre a região gástrica, elimina obstruções e promove o bom funcionamento dos órgãos.

O Bashen

O Bashen como técnica integrante da Massagem Terapêutica (TUI NA), define-se como sendo uma manipulação de tracção.

Tem como objectivo o alongamento de determinadas partes do corpo e aplica-se principalmente na cabeça, pescoço, ombros, parte inferior das costas, punho e dedos.

Tem como acção clínica o restabelecimento de problemas articulares e sub-luxações, alivia aderências, lubrifica articulações, corrige deformidades, restaura a capacidade de movimento, reduz as articulações deslocadas, restaura tecidos moles lesionados, aumenta os espaços intervertebrais, elimina a compressão dos nervos e solta aderências.