Hérnia

A hérnia de disco surge como resultado de diversos pequenos traumas na coluna que vão, com o passar do tempo, lesando as estruturas do disco intervertebral, ou pode acontecer como consequência de um trauma severo sobre a coluna. A hérnia de disco surge quando o núcleo do disco intervertebral migra de seu local, no centro do disco para a periferia, em direcção ao canal medular ou nos espaços por onde saem as raízes nervosas, levando à compressão das raízes nervosas.

Hérnia discal é a herniação do núcleo polposo através do anel fibroso, constituindo-se como uma das principais causas de dor lombar (CECIL, 1992). Quando há uma herniação medial, envolve a medula espinal directamente, pode haver pouca ou nenhuma dor, ou dor na distribuição radicular bilateral. Sendo que, em muitas vezes, as dores são sentidas em local distantes da herniação do disco (CECIL, 1992).
Também existem outros tipos de lesões discais como por exemplo: protusão discal, prolapso discal e hérnias extrusas.

Hernia discal

A maioria dos casos de hérnia de disco ocorre entre as vértebras L4-L5 e L5-S1, pois é uma região de grande sobrecarga, a compressão nervosa desta área apresenta uma irradiação para as pernas, pois, o nervo ciático (maior nervo do corpo) quando comprimido causa sensação de dor conhecida como ciatalgia (uma nevralgia no ciático) localizada pelo caminho que o nervo percorre, porém, a ciatalgia pode vir não só de uma hérnia de disco mas também de fracturas vertebrais, tumores, estiramentos, traumas locais entre outros.

A dor ciática pode ser latente ou abrupta, ser mais localizada ou por todo o membro, a periferização e centralização da dor é um parâmetro para avaliar a dor e saber se o exercício que você está fazendo está indicado. Por exemplo, periferização da dor é quando a dor for aumentando e aos poucos for caminhando para longe da coluna atingindo nádegas, virilha, posterior da coxa, joelhos e pés.

O quadro álgico causado pela hérnia de disco é alucinante e limitante, podendo ser tão forte que trava o indivíduo por completo. Movimentar torna-se muito difícil, por isso a pessoa assume uma postura antiálgica alterando a postura normal. Sensação de formigamento e alterações na sensibilidade da perna podem acompanhar a dor.

O Tuina ou massagem terapeútica tem uma acção pronta e imediata na redução e mesmo eliminação dos sintomas debilitantes provocados pelo quadro álgico.