Auriculopunctura... A acupunctura auricular...


A Auriculopunctura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa, cuja origem remonta há mais de 2000 anos. 

No decurso da história da Auriculopunctura, a prática experimental desta técnica foi evoluindo e os antigos praticantes da mesma estabeleceram uma relação entre as distintas áreas da orelha e as suas respectivas propriedades terapêuticas, tendo constituído um mapa auricular detalhado e completo, o qual se assemelha com a morfologia do feto humano. 

Na actualidade a Auriculopunctura alcançou uma grande popularidade na China, bem como no Mundo Ocidental.

Com base na teoria da Medicina Tradicional Chinesa a Auriculopunctura provou ter uma elevada eficácia no tratamento de diferentes enfermidades, sendo, também, utilizada com êxito como método de anestesia.

Actualmente, muitos acupunctores especializam-se em Auriculopunctura e adoptam esta técnica como método principal na sua prática clínica.


O que é a Auriculopunctura?

Incorporado dentro das curvas rígidas do ouvido externo estão poderosos pontos de acupunctura que correspondem a todas as partes do corpo

Este incrível órgão não é apenas um veículo para a percepção do som e, portanto, a nossa conexão com os seres humanos e com o ambiente, mas também é um instrumento que cumpre várias outras funções igualmente surpreendentes no campo da medicina.


A medicina tradicional chinesa demonstra que a orelha possui uma relação energética reflexa extraordinariamente poderosa através da qual todo o corpo pode ser tratado, porque todos os órgãos e partes do corpo são representados dentro de suas dobras concêntricas.  

Esta configuração faz com que a orelha seja um micro-sistema completo para o tratamento de muitas doenças do ser humano.

A actualidade


Hoje mais do que nunca o ser humano tem vindo a adoptar hábitos cada vez mais saudáveis, como a alimentação e uma actividade física salutar, procurando alternativas naturais às suas preocupações com a sua saúde.


A Medicina Tradicional, apesar do reconhecimento já de há longos anos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a sua eficácia terapêutica, continua a ser obscurecida por interesses lobistas que nada têm a ver com a saúde pública. 

Porém a população em geral tem vindo a interpretar um papel importante na divulgação da eficácia da Medicina Tradicional pela sua adesão incondicional às terapias complementares prestadas por profissionais competentes.